Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

AMIGOS X BAJULADORES


Talvez você não compreenda a diferença entre os dois, ou tvz não prestou atenção em algo tão importante, pois pessoas participam de nossas vidas, passam por elas, fazem grandes diferenças, mas a qualquer momento estamos sujeitos a atos dessas pessoas sendo elas amigas ou bajuladores...

Quem os são?, onde estão e o que fazer em relações à tais pessoas?


Antes de responder essas penguntas, darei o significado de AMIGO e BAJULADOR:

BAJULADOR vem do verbo: ba.ju.lar
(lat bajulare) vtd Adular, lisonjear interessadamente.

AMIGO: adj (lat amicu) 1 Que tem gosto por alguma coisa; apreciador. 2 Aliado, concorde. 3 Caro, complacente, dileto, favorável. 4 Dedicado, afeiçoado. sm 1 Indivíduo unido a outro por amizade; pessoa que quer bem a outra.

Esse assunto me chamou a atenção, pois certa vez olhei para um lado e para o outro, quando mais precisava de alguem e me perguntei: onde estão os meus amigos?... vendo também umas atitudes de umas pessoas com outras me perguntei: isso é amizade?
As vezes muitas dessas perguntas invadem nossa mente!
como podemos ver o dicionário descreve bem a diferença de amigo e bajulador, mas quero trazer aqui uma sistemática um tanto pessoal a respeito da distinção sobre estes sujeitos.

A biblia também nos mostra a distinção de ambos através de alguns versículos:

sobre bajulador:

SALMOS 12: 2 Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido.
3 Corte o SENHOR todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente,


Como podemos ver, bajuladores são aqueles que chegam a nós por algum interesse, ou nos falam falsamente, mas uma indagação tbm é trazida sobre a vida de Jó. Este quando estava sofrendo a biblia nos mostra que seus amigos desacreditaram dele...

Jó 16: 20 - Os meus amigos zombam de mim, mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus,

Jó 17: 19 Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim.

Jó 32: 3 - Também a sua ira se acendeu contra os três amigos, porque, mesmo não achando eles o que responder, condenavam a Jó.

Eram esses verdadeiramente AMIGOS de Jó?. Jó possuia muitas riquesas, seus filhos davam mts festas, mas quando este perdeu tudo , onde estão agora os seus amigos?
a biblia diz que seus amigos o abominavam! mas quem iria querer ficar perto de um homem doente, cheio de lepra, sem dinheiro? Jó não tinha mais ninguem! mas só a Deus!
seus amigos o abandonou quando ele mais precisava!

Ai esta a DIFERENÇA entre amigos e bajuladores, BAJULADORES são seus "amigos" por que te acham legal, AMIGOS são seus amigos incondicionalmente!

Jesus nos chamou de amigos:

João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Jesus nos chamou de amigos pq nos amou incondicionalmente, e prova disso é que deu a vida por nós! msm sem merecermos!

falar sobre bajuladores me lembra de que as vezes existem pessoas que não gostam de nós sem terem motivos! e muias vezes conversam conosco com labios falsos, pq apenas nos toleram.

mas o que fazer em relação à essas pessoas?

ama-las!
vc me pergunta: como assim amá-las?

como eu disse acima, Jesus deu a vida por nós sem merecermos!
e tbm devemos fazer isso por essas pessoas, msm se elas não gostam de nós, mesmo se falam falsamente.
não devemos apenas às suportar, mas a bibliA diz para suportar-mos uns aos outros com AMOR!
muitas vezes suportamos muitas pessoas, coisas que elas falam que nos magoam, mas será que é com amor?

Como é dificil não é mesmo? mas a palavra de Deus fala em que recompensa teremos se amarmos apenas quem nos ama, ou seja, nossos amigos?
devemos amar pessoas bajuladoras e orar por elas Devemos amar amigos que nos abandonam!
mesmo depois do que seus amigos fizeram com Jó o que ele fez:

Jó 42:10 Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.

o Senhor abençoou Jó quando ele orava por seus amigos! msm depois de tudo que fizeram com ele!

cabe a nós fazer o mesmo!

mas saber quem são nossos verdadeiros amigos é uma tarefa um quanto dificil! e até msm conhecer os bajuladores! mas independente devemos amar a todos!! incondicionalmente assim como Cristo fez por nós!

Quero abrir aqui um parentese, para agradecer à uma pessoa muito especial pra mim! pois nossa amizade se fez quando eu mais precisava de uma amigo
por isso tenho a certeza da amizade dessa pessoa!

Jacki eu te amo amiga!

e a todos os meus mais sinceros cumprimentos!!

Jasciane Oliveira











Nenhum comentário:

Postar um comentário